quarta-feira, 24 de julho de 2013

top 10 animais-animais em extinção

 

                                                         tigre siberiano 

          O maior membro da família dos felinos é reconhecido por apresentar uma pelagem de coloração alaranjada com listras negras e a parte inferior varia do creme ao branco. Oito subespécies de tigres são reconhecidas. Três foram extintas desde 1950, as outras estão seriamente ameaçadas de extinção. Coloração, tamanho, pelagem e marcas variam de acordo com a subespécie.
As subespécies são distribuídas pela Ásia. O Tigre Siberiano (Panthera tigris altaica) é o maior deles, podendo pesar até 306 kg (machos) e 167 kg (fêmeas). Eles podem chegar a 2,8 m de comprimento e mais 1 metro de cauda.

                                             




peixe serra de água doce

peixe serra tem seu esqueleto feito de cartilagem assim como tubarões e arraias. Ele vive em águas rasas dos Oceanos Atlântico e Pacífico e hoje é considerado em perigo de extinção.

Os peixes-serra  são os representantes da ordem Pristiformes e da família Pristidae, classificado entre os peixes batoides, em outras palavras, as raias. Apresentam como principal característica a maxila bem alongada, com dentes também alongados inseridos regularmente nos bordos exteriores.

São animais noturnos, dormem durante o dia A cabeça desses peixes é achatada dorsoventralmente, com as fendas branquiais na face ventral; o corpo é comprido e alongado, de cor cinza-azulado, formado por um esqueleto cartilaginoso, as nadadeiras são triangulares escuras atrás da cabeça e nadadeira dorsal dupla.
                                                        



mico leão dourado

mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) é um mamífero pertencente à família Callitrechidae e à ordem Primates. O comprimento deste animal varia de 20 a 37 cm, o rabo mede de 30 a 40 cm. Seu peso oscila entre 360 e 800 g e sua pelagem, suave e sedosa, tem cor amarelo dourado e está disposta sobre sua cabeça em forma de juba, fato que lhe valeu o apelido.

O mico-leão-dourado atinge a maturidade aos dois anos e pode viver (em cativeiro) até 15 anos. Esta espécie de primata se diferencia dos outros por possuir dois molares, ao invés de três, em cada lado da mandíbula superior e, com exceção do polegar, por ter garras em vez de unhas.


            



                           papagaio azul
  
              

   A ararinha Cyanopsitta spixii, ou ararinha azul, é uma ave endêmica da caatinga, ocorrendo do extremo norte da Bahia ao sul do Rio São Francisco, na região de Juazeiro. Ela possui coloração de tonalidade azul, e presença de uma faixa cinza que se estende da região superior de seu negro e curto bico até os olhos - destacando a cor amarela da íris.  Não há dimorfismo sexual nítido, ou seja: fêmeas e machos são semelhantes.
Sementes de buriti, pinhão e frutos em geral fazem parte de sua dieta. indivíduos de cativeiro também se alimentam de ração comercial para psitacídeos e suplementação mineral e polivitamínica.





                               
                                             leopardo das neves

A pelagem do leopardo-das-neves (também chamado onça) é muito mais bela do que qualquer outro leopardo. A pele é macia e espessa, de pêlos longos e sedosos, com uma lanugem na base. As manchas são de cores delicadas. Imagine quantos animais devem ser sacrificados para cada casaco de pele! Costuma-se pensar que quatro seriam suficientes, mas não é assim. Para obter-se quatro couros sem cicatrizes e cujas manchas combinem em forma e em cor, dezenas de animais devem ser mortos. a moda é inimiga do leopardo. a existência da espécie está ameaçada e sua caça foi restringida, embora ainda continue. Nos Estados Unidos a importação de casacos feitos com peles de grandes felinos é ilegal.

O leopardo-das-neves leva uma vantagem sobre os demais leopardos; seu habitat é de difícil acesso. Ele vive em grandes altitudes, entre 3 000 e 6 000 metros, no Himalaia e nas montanhas do norte da China.

                       

    
panda gigante
      
                                                
Seu nome científico é Ailuropoda melanoleuca da ordem dos Carnivora (Carnívoros) e da família Ursidae (Ursos). O panda-gigante é um hóspede muito raro nos zoológicos do mundo. Dos poucos exemplares em exposição, alguns morrem, outros se recusam a acasalar, e os que acasalam não tem muita sorte com a cria, que acaba morrendo.
A fêmea Chi-chi do Zoológico de Londres ficou famosa por se ter recusado a "casar" com o macho An-An, do Zoológico de Moscou. Chi-chi morreu com a "avançada" idade de 15 anos, sem jamais ter sido mãe. Nos zoológicos da China, terra natal dos pandas-gigantes, a reprodução em cativeiro é mais bem-sucedida. Ali vivem algumas dezenas desses animais; ocasionalmente, o governo chinês ofereceu um ou dois exemplares a um chefe do governo do Ocidente.
O panda-gigante é o símbulo da WWF (World Wildlife Fund - Fundo Mundial para a Vida Selvagem), uma das mais ativas e importantes associações protetora dos animais.

                                                          



                                                veado galheiro

O Odocoileus virginianus, conhecido como veado-galheiro ou cervo do pantanal (também chamado suaçuetê) pertence a família Cervidae da ordem Artiodactyla.
É encontrado na porção Norte da Cordilheira do Andes e no Norte do rio Amazona. É o maior veado da América do Sul. Vivem em praias com mangue,  áreas abertas com árvores esparsas, matas espinhosas, terras baixas ou com bastante vegetação.Evitam áreas de floresta densa.
 Possuem coloração acinzentada. Na porção inferior da cauda tem uma parte branca é característica da espécie, também chamado de veado-de-cauda-branca, devido á isso. Os chifres possuem um eixo principal frontal, com poucos ramos voltados para cima.


                                                     tamanduá bandeira
Mais impressionantes são os hábitos alimentares desse bicho: o tamanduá é um aspirador de formigas. Como não é preciso muito esforço para comer formigas (e também cupins, que eles adoram), os tamanduás são banguelas, não têm nenhum dente na boca comprida e fina. E olhe que não ter dentes é coisa rara entre os mamíferos! Eles quase sempre possuem mandíbulas com duas fileiras de dentes. Para aprisionar os insetos, o tamanduá usa a sua língua fina, comprida e gosmenta.
Trabalho mesmo o tamanduá tem para abrir o formigeiro e o cupinzeiro. Para isso ele usa as garras das patas dianteiras, que normalmente têm três dedos. O esforço vale a pena: eles chegam a comer até 30 mil formigas por dia.         


                            

                                                                                        lobo guara 

A caça predatória e a diminuição do cerrado são as causas principais da extinção. O lobo guará gera seus filhotes somente no mês de junho, após o nascimento, a fêmea faz vigília da toca, enquanto que o macho busca alimentos.

Além do brasil, o lobo guará pode ser encontrado no Paraguai, Bolívia e Argentina. No Brasil são encontrados na Chapada dos Veadeiros, Serra da Canastra, Parque das Emas, Serra do Cipó, Chapada dos Guimarães, Ilha Grande, Reserva Ecológica do Roncador e Serra da Bocaina. Possui 1,20 metros de comprimento, pêlo castanho claro avermelhado com manchas marrom, peso de 25 kg aproximadamente, e cerca de 70 cm de altura.




macaco aranha


Seu nome é explicado pelo fato dessa espécie apresentar os membros mais longos que o comum. Ao se movimentar com grande agilidade pelos galhos das árvores, o macaco-aranha usa todos os membros e inclusive sua cauda preênsil, lembrando os movimentos das aranhas, com suas longas pernas andando por suas teias. Adulto, pode chegar a 65 cm de altura e 8 kg. Sua cauda pode chegar a medir 90 cm. Aliás, esta espécie de macaco usa a cauda como uma terceira mão da mesma forma os elefantes utilizam a tromba.

O mais comum predador natural dessa espécie é a onça-pintada. Em segundo lugar está o homem, que prejudica essa espécie de formas direta e indireta:




                                            

terça-feira, 16 de julho de 2013

top 10 animais-esquisitos e incríveis




                                           
                                                      pangolim

     São os únicos representates da família Manidae e ordem Pholidota. A ordem é muito antiga, com representantes fósseis datando do Eoceno na Europa (Eomanis, do Eoceno Médio alemão, em Messel), América do Norte (Patriomanis) e Ásia (Cryptomanis gobiensis, do Eoceno superior da Mongólia).
O Povo da China e da India há muito tempo chama o pangolim de peixe da floresta, pois sua aparência é muito estranha para um mamífero.
É quase completamente coberto de grandes escamas córneas, ligadas à pele como se fossem unha e dispostas umas sobre as outras como telhas num telhado. É o único mamífero com esse tipo de proteção, tão dura que chega a arranhar alguns metais. Lentos e desajeitados, os pangolins seriam presa fácil para os carnívoros se sua armadura não fosse bastante resistente para protegê-los. Como o tatu-bola e o ouriço, o pangolim pode enrolar-se totalmente e assim fica protegido dos predadores.




                          






tarsier


T arsiers são primatas (um grupo que inclui lêmures, macacos, macacos e humanos) encontradas apenas nas ilhas do Sudeste Asiático. Há um debate entre cientistas sobre quantos tipos de Tarsier existe e se há mais ainda devem ser descritos. Mais recentemente, pensava-se que existem três grupos de espécies (ou gêneros): ocidental, oriental e das Filipinas, com 18 espécies e subespécies no total, pertencentes a esses três grupos. Há muitas diferenças entre as espécies, incluindo o tamanho dos olhos, o tamanho da orelha, comportamento, vocalizações e distribuição.Tarsiers são arborícolas (árvore viva) e salto através das árvores para pegar sua comida, que é principalmente de insetos com base, embora possa incluir lagartos, cobras e aves. Tarsiers são pequenas, com olhos muito grandes, pernas traseiras alongadas e pés, uma cauda fina e dedos longos. Eles são noturnos (ativo durante a noite), embora algumas espécies podem se mover durante o dia. Algumas espécies vivem em grupos familiares, enquanto outros passam a maior parte de seu tempo sozinho e comportamento de acasalamento também varia entre as espécies. Tarsiers nascem com a pele e os olhos abertos e podem subir em árvores dentro de uma hora após o nascimento. A maioria das espécies Tarsier estão agora ameaçadas ou em extinção, e alguns são designados criticamente em perigo. As ameaças incluem a destruição e fragmentação do habitat, caça, poluentes agrícolas e perturbação humana. Tarsiers são animais muito tímidos que preferem ficar longe do contato humano. Tarsiers não vive bem em cativeiro - que têm necessidades alimentares específicas, que são difíceis de encontrar e raramente raça com sucesso. Tarsiers silvestres que são capturados e mantidos em cativeiro mostram apenas em torno de uma taxa de sobrevivência de 50% e, em muitos casos, eles morrem rapidamente de overstress por cometer "suicídio". Alguns esforços de conservação estão em andamento para as diferentes espécies, principalmente o Tarsier Philippine. Os esforços de conservação devem se concentrar em suas populações selvagens e dos habitats. 






                                                                                            preguiça

                              Passa a vida toda pendurada em árvores, descendo para o chão, em média uma vez por semana, apenas para fazer suas necessidades fisiológicas. Nas árvores (prefere as altas e de copa volumosa), seus movimentos são muito lentos, apesar de suas grandes garras que a permitem escalar. A preguiça dorme 14 horas por dia, pendurada em galhos agarradas com as quatro patas e de costas para o chão.

Seus hábitos são noturnos, portanto a preguiça se alimenta durante a noite. Seu cardápio é seletivo, alimentando-se de folhas, brotos, frutos e raízes de poucas espécies de árvores, como a ingazeira, a figueira, a embaúba, e a tararanga. É provável que esse animal necessite se alimentar de mais de um tipo de folha. A única água que as preguiças bebem é o orvalho presente nas folhas que elas ingerem.
Vivem em pequenos grupos, embora tenha alguns hábitos solitários. As preguiças têm um filhote por gestação e uma gestação por ano. A gestação dura entre 120 e 180 dias. O filhote nasce medindo entre 20 e 25 cm e pesando entre 260 e 320 g. Por nove meses, a fêmea carrega o filhote nas costas ou no ventre, até que ele esteja preparado para enfrentar a mata sozinho.





                                            camaleão

 O camaleão se movimenta com extrema lentidão. Para apanhar sua presa, utiliza a língua como se fosse um laço. Consegue, com a velocidadade de um raio, estender a língua quase um metro. O inseto fica preso na ponta pegajosa da língua e logo é tragado. Só com fotografias de alta velocidade é que esse processo pode ser estudado em detalhe.
Existem cerca de oitenta espécies de camaleão, a maior parte delas na África, ao sul do Saara. Esses répteis costumam viver nas florestas e, aparentemente, passam a maior parte do tempo em um mesmo lugar. O camaleão é famoso pela capacidade que tem de mudar de cor. Mas não se deve exagerar quanto a isso. O camaleão não é incolor: possui uma cor básica, que varia coforme seu habitat. A cor pode ser modificada por influência de luz ou pelas sensações do proprio animal. Um camaleão com fome pode mudar de marrom para preto. Essa modificação é provocada pela atuação do sistema nervoso sobre as células de pigmento. Um camaleão não tolera a presença de outro em seu território, mesmo que seja fêmea. O hábito solitário só é abandonado na época de acasalamento.


                                              




grou coroado


ele faz uma dança, mas não é o unico.

O grou coroado é a mais bonita das aves de sua família. Destaca-se entre os gruídeos pelo penacho sedoso que ostenta no alto da cabeça e pela parte nua em tomo dos olhos que é branca manchada de vermelho escarlate. Possui um bico pequeno e bem proporcionado e uma carúncula vermelho-viva pendurada sob o pescoço. Vive aos pares ou em bandos de centenas de indivíduos. Habita as margens dos rios e lagos cobertos por vegetação alta. Anda em passos lentos, mas, se perseguido ou assustado, pode alcançar grande velocidade. Antes de alçar vôo, corre pelo chão com as asas abertas.

Quando está excitado o grou coroado se entrega a uma dança peculiar, dando saltos e abrindo as asas. Alimenta-se de sementes e pequenos répteis e anfíbios. Ao amanhecer abandona os lugares onde pernoitou e dirige-se para os descampados em busca de alimento. Depois de algumas horas, dirige-se para os bancos de areia no meio dos rios, onde passa algum tempo limpando as penas. Ao entardecer, dirige-se em bandos ao alto das árvores para passar a noite. É considerado a ave sagrada da tribo watusi e encontra-se por toda a África meridional, desde a Rodésia e Transvaal até a África do Sul.
  








aye aye


Aye-Ayes pode ser encontrada apenas na ilha de Madagascar.Estes animais raros não podem olhar como primatas, à primeira vista, mas eles estão relacionados aos chimpanzés, macacos e seres humanos.
Aye-Ayes são marrom escuro ou preto e distinguem-se por uma cauda espessa que é maior do que seu corpo. Eles também possuem grandes olhos, dedos finos e orelhas grandes e sensíveis. Aye-Ayes apontaram garras em todos os dedos das mãos e pés, exceto para os seus dedões opositores, que lhes permitam balançar dos galhos.
Aye-ayes passam suas vidas em árvores de florestas tropicais e evitar descer à terra. Eles são noturnos, e passar o dia enrolado em um ninho bola-como folhas e galhos. Os ninhos aparecem como esferas fechadas com orifícios de entrada individuais, situados nos garfos de árvores de grande porte.
                                                         



tubarão branco

e o animal que tem a maior quantidade de dentes.


tubarão-branco (Charcharodon carcharias) é um dos maiores predadores presente no oceano. considerado o mais feroz e agressivo de todos os tubarões, isto porque ataca tudo o que encontra pela frente. Pesando cerca de 3 toneladas  e atingindo um comprimento aproximado de 7 metros, o tubarão-branco é bastante ágil, apesar do seu tamanho. Seu esqueleto é formado por cartilagens e fortalecido por depósitos de cálcio, por isso consegue nadar a 25 quilômetros por hora.
Apesar de ser denominado como tubarão-branco, o animal possui a cor branca somente em sua parte ventral, enquanto que a dorsal é cinzenta ou azulada. São tubarões robustos, com corpo fusiforme e fucinho cônico, curto e largo. Seus olhos negros e os ferozes dentes e mandíbulas característicos, assustam muito os humanos, que também são vítimas de ataques destes predadores. É um animal equipado com três mil dentes triangulares, serrilhados e muito afiados, de 7,5 centímetros de altura, inseridos nas maxilas em fileiras um pouco inclinadas para dentro. 




poraquê


Também conhecido como peixe elétrico o poraquê e um animal brasileiro,eles vivem em rios da amazônia,ele e um peixe de aparência estranha,ele consegue sair da água.Ele tem pintas pretas brancas ou amarelas.

 corpo do Poraquê é alongado e tem uma grande nadadeira por baixo da barriga. A cabeça é achatada e na boca ele tem uma fileira de dentes muito afiados.
 corpo do Poraquê é alongado e tem uma grande nadadeira por baixo da barriga. A cabeça é achatada e na boca ele tem uma fileira de dentes muito afiados. corpo do Poraquê é alongado e tem uma grande nadadeira por baixo da barriga. A cabeça é achatada e na boca ele tem uma fileira de dentes muito afiada.
 corpo do Poraquê é alongado e tem uma grande nadadeira por baixo da barriga. A cabeça é achatada e na boca ele tem uma fileira de dentes muito afiados. corpo do Poraquê é alongado e tem uma grande nadadeira por baixo da barriga. A cabeça é achatada e na boca ele tem uma fileira de dentes muito afiados.



                
                                             porco espinho
       o porco espinho e o animal que tem mais espinhos
 O porco-espinho é pequeno e tranquilo, mas quase nenhum bicho se atreve a chegar perto dele. E, se um predador se aventura a atacá-lo, acaba se dando mal. É que ele está sempre alerta e, ao notar qualquer sinal de perigo, se encolhe e se enrola como uma bola.
Então, se vira de costas para o rival, pois a parte traseira do seu corpo tem mais espinhos, e começa a andar de ré. Quando encosta no adversário, seus espinhos longos e duros se soltam. E aí o porco-espinho ganha a chance de correr e se livrar do perigo.
Mas nem todos os dias são assim agitados. O porco-espinho costuma viver solitário e protegido em tocas perto de plantas e pedras.
À noite, passeia em busca de alimentos como raízes, folhas, ratos, ovos e animais mortos. Eles só se reúnem na época do namoro, quando as fêmeas se exibem, erguendo a cauda e encolhendo os espinhos.
Depois de cerca de 100 dias, nascem bebês fofos e com pelos macios. Como eles não têm qualquer proteção, ficam no ninho com a mamãe por três semanas. Nesse tempo, os pelos crescem e endurecem, virando espinhos. Aí eles estão prontos para sair com a mãe para aprender a procurar comida e a se defender sozinhos.


   



                                                                      alce
 O alce e o animal que tem o maior chifre.
                                             

alce é um mamífero quadrúpede pertencente à família Cervidae e à ordem Artiodactyla, ou seja, suas patas têm um número par de dedos. Este grande cervo, (aliás, é maior do mundo, sua altura pode chegar a 2,15m) pesa, quando adulto, até 450 kg, sendo que os mais idosos podem ultrapassar os 500 kg. Seu comprimento oscila de 2,4 a 3,1 m e sua cauda, bem curta, tem comprimento de 5 a 12 cm. A cor de sua pelagem é parda.
Seu corpo é relativamente curto e grosso, seu peito é largo e a parte traseira deste animal é mais baixa do que a dianteira. Seu pescoço é forte, sua cabeça é grande, vai ficando estreita em direção aos olhos e termina num focinho comprido, cujo lábio superior (extremamente móvel, peludo e pendente sobre o lábio inferior) é bem desenvolvido em todas as direções.
Outra característica do alce é sua enorme galhada que pode atingir 1,6m de amplitude. Durante o inverno, os machos perdem seus chifres, que voltam a nascer durante a primavera. Este cervídeo guia-se bastante pela audição e olfato, uma vez que sua visão é bem débil.


                                                        
 


segunda-feira, 15 de julho de 2013

top 10 animais - animais que vivem em bando

         
               
                                                          zebra


                        
Nenhum animal tem uma pelagem mais distinta do que a zebra. Listras de cada animal são tão originais como as impressões digitais, não há dois são exatamente iguais, embora cada uma das três espécies tem seu próprio padrão geral.



                      
Por que as zebras têm listras em tudo? Os cientistas não têm certeza, mas muitas teorias centro de sua utilidade como uma forma de camuflagem. Os padrões podem tornar difícil para os predadores para identificar um único animal de um rebanho correndo e distorcer distância ao amanhecer e entardecer. Ou eles podem dissuadir os insetos que reconhecem apenas as grandes áreas de pele de cor única ou atuar como uma espécie de filtro solar natural. Por causa de sua singularidade, listras também podem ajudar zebras reconhecer um ao outro.


                                                 

                                     
                                                           




                                                             elefante


                              O primeiro elefante surgiu há mais de 25 milhões de anos e era diferente dos de hoje, tendo apenas 60 centímetros de altura, não possuía tromba e suas orelhas e presas eram pequenas. Os cientistas o chamaram de Meritério (Moeritherium lyonsi). A parti daí surgiram mais de seiscentas espécies de elefantes na Terra. A maioria dessas espécies era grande, com longas presas. Algumas, porém, eram bem pequenas, com presas curtas. Até pouco tempo atrás, acreditava-se que haviam restado apenas duas espécies de elefante, o asiático e o africano. No entanto, estudos recentes feitos com o objetivo de controlar o tráfico de presas, elucidou as diferenças intrínsecas entre as variedades.

O elefante africano, que recebe o nome científico de Loxodonta spp., é o maior das espécies duas espécies existentes. Eles possuem orelhas bem grandes (maiores do que as do elefante asiático), não apresentam saliências na testa, denominadas de “galos”, e possui uma depressão em forma de sela em seu dorso. Tanto o macho quanto a fêmea possuem presas (marfim). Assim como acontece em quase todas as espécies animais, o elefante macho é sempre maior que sua fêmea (também chamada de elefante ou aliá), possuindo aproximadamente, 3 metros de altura e 5 toneladas. Esses animais vivem por muitos anos, sendo que o africano vive cerca de 60 anos.



                              
                               


                     

                                        onça pintada


              A onça pintada (Panthera onca) é um felino da família Feliade. Esse animal é carnívoro, sendo que também é chamado de jaguar (nome que tem origem na Mitologia Guarani). A onça pintada chega aos 2,10 metros de comprimento, pesa em média 150kg e sua altura chega a 90 cm. Em cativeiro, comem aproximadamente 2,5 kg de carne por dia, porém em liberdade, como gastam mais energia, comem bem mais.


Na Mitologia Maia, é considerada um animal sagrado. Os índios usam sua gordura para passar no corpo das crianças, pois acreditam que isso lhes dá força. Também acreditam que ao comerem a gordura da onça, utilizando para isso a ponta de uma flecha, ficam mais corajosos.

A onça pintada vive às margens dos rios e também nos ambientes campestres desde o sul dos EUA até a Argentina. A onça têm como território individual de caça, aproximadamente 80 quilometros quadrados.      



                                             




                                                            flamingo

                     
          O flamingo  é um pássaro de grande porte, integrante da família Phoenicopteridae. Ele tem membros inferiores longos, o bico extenso em forma de arco, similar ao nariz de um papagaio, de coloração amarela com a porção final preta; seu corpo é forte e grosseiro. Alguns estudiosos posicionam o flamingo-andino e o flamingo-de-james em uma outra categoria, por conta de algumas variações no bico


Ele tem uma extensão que varia entre 90 e 150 centímetros e, ao se colocar em pé, pode alcançar até 1,5 m e pesar cerca de 1,8 Kg. O macho é sempre um pouco maior que a fêmea. As asas do flamingo são imensas e o rabo não tem um grande comprimento. Suas penas têm cores muito vivas, especialmente na tonalidade rosa, inclinada para o vermelho.



                 




                                           
                                                                 dingo

              O dingo é lendária como o cão selvagem da Austrália, embora também ocorre no Sudeste Asiático. Os animais australianos podem ser descendentes de cães selvagens asiáticos que foram introduzidos no continente cerca de 3.000 a 4.000 anos atrás.
Esses canídeos dourados ou avermelhado podem viver sozinhos (especialmente jovens do sexo masculino) ou em pacotes de até dez animais. Eles percorrem grandes distâncias e se comunicar com uivos de lobo.
Caça Dingo é oportunista.Animais caçar sozinho ou em embalagens cooperativos. Eles perseguem o jogo pequeno, como coelhos, roedores, aves e lagartos. Estes cães comem frutas e plantas também. Eles também limpam a partir de seres humanos, particularmente na sua gama asiática.


                                                                   
         
   
                                                                                                                                                                         
                                                                                                   
                                                              leão

                                             

                      O leão (Panthera leo) é um felino carnívoro que, hoje e dia, só pode ser encontrado livremente na África  e na Índia. Trata-se do segundo maior felino do planeta, ficando somente atrás do Tigre Siberiano. O peso do macho varia entre 150 a 250 kg, e o da fêmea varia de 120 a 180 kg. Seus dentes caninos podem medir até 5 cm. A coloração destes animais varia de marrom claro a marrom escuro. A cor da juba fica mais escura na medida em que o leão envelhece. Estes mamíferos podem atingir 60 km/h, podem chegar a medir 1.9 m de comprimento, 90 cm de altura e vivem cerca de 20 anos.
Conhecido como o rei da selva, seu único predador é o ser humano. Esta espécie de felino alimenta-se de gazelas, girafas, zebras, impalas, búfalos e até mesmo elefantes (geralmente os mais jovens). A caça é feita pelas fêmeas do grupo, que organizam emboscadas e geralmente matam mais presas do que o necessário para o grupo. Embora o macho dificilmente parta pra caçada, é o primeiro a se alimentar, depois de satisfeito, somente depois disso, é permitido às fêmeas e aos filhotes comerem.





                   






golfinhos  






Os golfinhos vivem em grupos, que podem chegar a milhares de animais entre os que vivem no oceano. Na costa, é possível ver até 500 golfinhos juntos.

Mergulham até 300 metros de profundidade e podem ficar até 8 minutos embaixo d’água. Mas estes animais dóceis passam a maior parte do tempo, mesmo, na superfície das águas, acompanhando os barcos.
Além desta espécie, há outras 36. É comum que o golfinho comum seja confundido com o golfinho-riscado (Stenella Coeruleoalba).
São ágeis, velozes e acrobatas. Saltam e nadam na proa de embarcações. As vocalizações incluem vários estalos e assobios. Sabe-se que o golfinho-comum pode mergulhar até 280 metros, ficando embaixo d’água por cerca de 8 minutos. Depois ele tem que subir pra respirar.                   


        




                                             gazela de thomson


                                 A gazela-de-thomson  é uma das espécies de gazela africana mais abundantes – vive em bandos de machos, de fêmeas e mistos, com cerca de 60 indivíduos, mas pode formar bandos gigantescos, com mais de mil indivíduos, ao migrar. Elas podem correr a velocidades de 70 km/h por cerca de quinze minutos e há registro de velocidades superiores a 100 km/h, ao escapar de predadores, como o guepardo. As gazelas podem saltar verticalmente no ar, é o prato predileto de muitos animais.

elas são um dos animais mais rápidos do mundo pois o guepardo supera ela é outros poucos animais também.


                                       




                                               suricata 


           O suricate, também chamado de suricato ou suricata (Suricata suricatta) é um pequeno mamífero da família Herpestidae, nativo do deserto do Kalahari . Estes animais têm cerca de meio metro de comprimento, em média 1 kg de peso, e pelagem acastanhada. Os suricates alimentam-se de pequenos artrópodes, principalmente escaravelhos e aranhas. Têm garras afiadas nas patas, que lhes permitem escavar a superfície do chão e tem dentes afiados para penetrar nas carapaças quitinosas das suas presas. Outra característica distintiva é a sua capacidade de se elevarem nas patas traseiras, utilizando a cauda como terceiro apoio.
Estes animais são exclusivamente diurnos e vivem em colónias de até 40 indivíduos, que constroem um complicado sistema de túneis no subsolo, onde permanecem durante a noite. Dentro do grupo, os animais revezam-se nas tarefas de vigia e proteção das crias da comunidade. O sistema social dos suricatas é complexo e inclui uma linguagem própria que parece indicar, por exemplo, o tipo de um predador que se aproxima. Estudos mostram que os suricatas são capazes de ensinar ativamente suas crias a caçarem, um método semelhante à capacidade humana de ensinar. 



                                                          





                                                                 sardinha



              
      Pertencentes a família Clupeidae, as sardinhas são peixes pequenos – medem até 25 cm de comprimento – de coloração prateada, escamosos e pelágicos, ou seja, vivem no mar, em águas rasas, em grandes cardumes.

Na época de reprodução, os cardumes ficam mais dispersos. As sardinhas fêmeas chegam a por 60.000 ovos pequenos e arredondados. Preferem desovar próximo a costa, onde a temperatura da água é maior, retornando depois para o alto mar. A pesca da sardinha é proibida durante a fase de reprodução. É o período do defeso. Além do homem, os predadores das sardinhas são os peixes (carnívoros) maiores e as aves marinhas. Uma sardinha pode viver até 7 anos.